Olá, seja bem-vindo!

Projeto Estrutural

Um projeto estrutural é um projeto complementar ao arquitetônico cujo foco é o dimensionamento e detalhamento dos elementos estruturais (pilares, vigas, lajes).

Hoje em dia, já observamos em alguns projetos um pré-lançamento dos pilares por parte dos arquitetos, o que facilita muito o trabalho do engenheiro, que pode partir logo para a fase de dimensionamento e detalhamento dos elementos.

Nessa fase de dimensionamento, o engenheiro, auxiliado por normas (NBR- 6118/2014 e NBR-6120/1980) e por softwares, leva em consideração diversas condições para o dimensionamento de todos os elementos, dentre elas as mais importantes:

– a resistência do concreto;
– o clima;
– a ação do vento;
– cargas permanentes;
– cargas acidentais.
 

Após a fase de dimensionamento, confere-se os cálculos para evitar peças superdimensionadas e então o engenheiro pode realizar o detalhamento de todos os elementos.

Tendo em vista todo esse processo, a contratação de uma empresa ou de um profissional em engenharia civil é crucial. Uma vez que o Engenheiro/Empresa se preocupa em realizar o projeto da forma mais otimizada e detalhada possível, o projeto estrutural passa a ser elemento indispensável em um contexto no qual se deseja evitar gastos desnecessários na obra ou baratear o custo de construção.